A Pedagogia Waldorf

A Pedagogia Waldorf foi desenvolvida pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, em 1919, na Alemanha, e em 1994 foi reconhecida pela UNESCO como a pedagogia capaz de responder aos desafios educacionais da atualidade.

Fundamentalmente a pedagogia Waldorf tem como objetivo o cultivo das potencialidades individuais aliadas ao desenvolvimento de forma equilibrada e integrada, estimulando o florescimento na criança e no jovem de: clareza de raciocínio, equilíbrio emocional e iniciativa da ação. Os conteúdos e atividades visam ir ao encontro das necessidades próprias de cada fase do desenvolvimento dos alunos.

Na Pedagogia Waldorf há uma valorização de:

• Integração social e cooperação
  • Integração de escola e família
  • Infância saudável
  • Alegria e responsabilidade nos processos de aprendizagem
  • Excelência intelectual, imaginação, criatividade, cultivo da memória, habilidades em resolução de problemas
  • Arte e movimento como meios de exercitar capacidades e como elementos que permeiam todo o processo de aprendizagem
  • Currículo que propicia um desenvolvimento adequado a cada faixa etária nos âmbitos físico, emocional e cognitivo.
  • Professores em permanente processo de autoeducação: além da formação acadêmica os professores passam por uma formação específica em Pedagogia Waldorf.