No Acalanto, assim como em todas as escolas Waldorf, as atividades estão sempre ligadas ao ritmo da natureza. Ritmo este do qual muitas vezes nos afastamos e não percebemos o quanto ele nos é benéfico. Se observarmos o próprio sol obedece a um ritmo diário, em nosso corpo o ritmo respiratório, o ritmo da circulação, estão tão presentes todos os dias e nem nos lembramos.
Nossas crianças precisam muito do ritmo nas suas vidinhas diárias, ele traz equilíbrio e tranqüilidade para a criança que está aprendendo a viver no mundo. E facilita o trabalho para quem cuida e convive com a criança, porque reduz os conflitos e as birras, saber que depois do almoço vem o soninho, depois o brincar lá fora, depois o banho, depois o brincar dentro, o jantar …etc, traz segurança, a criança “já sabe” e de certa forma espera que as coisas aconteçam daquele jeito.
Agora em agosto, que aqui em nossa região o vento vem nos visitar quase todos os dias, comemoramos o dia dos pais com a “Festa da Pipa”. Um grande pic-nic em que as famílias trazem comidinhas gostosas para compartilhar e todos se divertem soltando pipas.
É uma vivencia inesquecível para as crianças, e para os pais também, que vão relembrar a brincadeira de infância e até para algumas mães como eu que vão aprender a soltar pipa.