Nossa Escola

Em 2004 a Escola Waldorf Acalanto trouxe à cidade de Holambra, uma proposta de educação baseada na pedagogia Waldorf. A partir da soma de vontades e esforços de famílias que tinham como convicção oferecer uma educação que fosse integral e com um olhar individual para cada criança respeitando seu desenvolvimento natural.

Ao longo desse tempo muito trabalho foi feito e aos poucos a escola foi crescendo. Em 2012 mudamos para nossa sede própria em uma área de 20.000m, em meio à natureza.

A escola se fortaleceu e novos desafios surgiram. Em 2013 começou a ser preparado e cuidado pelos pais, professores e amigos da escola, seu novo fruto: “O ensino Fundamental”, hoje realidade na escola.

A Acalanto é uma escola associativa onde a Asssociação Solvlinder é a mantenedora da escola.

Atualmente a escola oferece:

Assista ao video comemorativo de 10 anos da escola

A Pedagogia Waldorf

A Pedagogia Waldorf foi desenvolvida pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, em 1919, na Alemanha, e em 1994 foi reconhecida pela UNESCO como a pedagogia capaz de responder aos desafios educacionais da atualidade.

Fundamentalmente a pedagogia Waldorf tem como objetivo o cultivo das potencialidades individuais aliadas ao desenvolvimento de forma equilibrada e integrada, estimulando o florescimento na criança e no jovem de: clareza de raciocínio, equilíbrio emocional e iniciativa da ação. Os conteúdos e atividades visam ir ao encontro das necessidades próprias de cada fase do desenvolvimento dos alunos.

Na Pedagogia Waldorf há uma valorização de:

• Integração social e cooperação
  • Integração de escola e família
  • Infância saudável
  • Alegria e responsabilidade nos processos de aprendizagem
  • Excelência intelectual, imaginação, criatividade, cultivo da memória, habilidades em resolução de problemas
  • Arte e movimento como meios de exercitar capacidades e como elementos que permeiam todo o processo de aprendizagem
  • Currículo que propicia um desenvolvimento adequado a cada faixa etária nos âmbitos físico, emocional e cognitivo.
  • Professores em permanente processo de autoeducação: além da formação acadêmica os professores passam por uma formação específica em Pedagogia Waldorf.

Na Pedagogia Waldorf há uma valorização de:

• Integração social e cooperação
  • Integração de escola e família
  • Infância saudável
  • Alegria e responsabilidade nos processos de aprendizagem

Os Pais

As escolas Waldorf, mundialmente conhecidas, pertencem em geral, a uma associação formada por pais, professores e apoiadores da Pedagogia. A participação dos pais, embora voluntária, é fundamental nas decisões, que são sempre tomadas comunitariamente. Nas reuniões de classe, nos mutirões, na organização de eventos e festas, os pais estão sempre presentes, pois são eles os responsáveis pela manutenção e crescimento do Jardim. Essa é mais uma forma da Pedagogia contribuir para a educação social, pois os filhos vêem a sua escola como fruto da atuação e envolvimento de seus próprios pais.