Nossa Escola

Fundada em 2004, a Escola Waldorf Acalanto trouxe à cidade de Holambra uma proposta de educação baseada na Pedagogia Waldorf. Associativa desde sua criação, ela nasceu da soma de vontades e esforços de famílias que tinham como convicção oferecer uma educação que fosse integral e que tivesse um olhar individual para cada criança, respeitando seu desenvolvimento natural.
Ao longo de todos esses anos, com muito trabalho e muito empenho das famílias, a escola foi crescendo. Em 2012, ela se mudou para a sede própria, uma área de 20.000 metros quadrados em meio à natureza.

Com o fortalecimento da escola, surgiram novos desafios. Em 2013, novamente por iniciativa dos pais, dos professores e dos amigos da escola, começou a ser gestado o seu novo fruto: o Ensino Fundamental. Hoje, ele é uma realidade na escola. Novos prédios foram construídos e turminha que integrou o nosso 1º ano em 2014 já se formou.

Mantida pela Associação Educacional Solvlinder, a escola é administrada por pais voluntários, eleitos a cada 2 anos em assembleias dos associados.

Atualmente a escola oferece:

Maternal e Jardim de infância

A Pedagogia Waldorf

Desenvolvida pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner em 1919 em Stuttgart, na Alemanha, a Pedagogia Waldorf ganhou impulso ao longo dos últimos 100 anos, a ponto de ser reconhecida pela UNESCO, em 1994, como a pedagogia capaz de responder aos desafios educacionais do novo milênio. Fundamentalmente, a Pedagogia Waldorf tem como objetivo o cultivo das potencialidades individuais, aliadas ao desenvolvimento de forma equilibrada e integrada, estimulando o florescimento na criança e no jovem de: clareza de raciocínio, equilíbrio emocional e iniciativa da ação. Os conteúdos e atividades são construídos pelo professor para atender às necessidades próprias de seus alunos em cada fase do desenvolvimento da criança.

Entre os aspectos valorizados na Pedagogia Waldorf, estão:

• Integração social e cooperação;
  • Integração entre escola e família;
  • Infância saudável;
  • Alegria e responsabilidade nos processos de aprendizagem;
  • Excelência intelectual, imaginação, criatividade, cultivo da memória, habilidades em resolução de problemas;
  • Arte e movimento como meios de exercitar capacidades e como elementos que permeiam todo o processo de aprendizagem;
  • Currículo que propicia um desenvolvimento adequado a cada faixa etária nos âmbitos físico, emocional e cognitivo; e
  • Professores em permanente processo de autoeducação que inclui, além da formação acadêmica tradicional, especializaçãoespecífica em Pedagogia Waldorf.

Os Pais

Uma característica marcante das Escolas Waldorf em todo mundo é o fato de pertencerem, em geral, a uma associação formada por pais, professores e apoiadores da pedagogia. A participação dos pais, embora voluntária, é fundamental nas decisões que são sempre tomadas de forma comunitária. Nas reuniões de classe, nos mutirões, na organização de eventos e festas, os pais estão sempre presentes. São eles os responsáveis pela manutenção e crescimento da escola. Com essa participação, a pedagogia contribui para a educação social, pois os filhos enxergam sua escola como fruto da atuação e do envolvimento de seus pais.