No Maternal, crianças de 2 a 3 anos são convidadas a brincar com brinquedos simples, feitos de matéria prima essencialmente natural, que lhes trazem uma sensação de segurança e de bem-estar. Os ritmos do dia são pensados para acalmá-las e são fundamentais para o seu equilíbrio emocional. Todo o ambiente e a atmosfera gerados pelas professoras são aconchegantes e calorosos.
No início da manhã, nossas crianças são recebidas do lado externo. Balanços, areia, escorregadores, redes e árvores compõe o nosso jardim para que a criança se movimente plenamente explorando todas as sensações sensoriais para um desenvolvimento saudável dos sentidos e de sua coordenação motora.
A hora da fruta é um momento especial para as crianças de maternal. Reunidos, agradecem à Terra pelos frutos com que ela nos presenteia.
A hora do lanche é marcada pelo cereal do dia. Com muita alegria as crianças agradecem e compartilham esse momento com apetite e devoção.
Após o lanche, as crianças brincam livremente explorando o espaço, os brinquedos e mobiliário junto com os amigos dentro da sala. Desenhar, fazer o pão, cantar e tocar kântele são algumas das atividades feitas pelas professoras. As crianças as imitam, ajudando e realizando as tarefas juntos.
No final do dia, uma história ou uma brincadeira de dedo finalizam a manhã do maternal. As crianças que ficarão para o período integral serão recolhidas pela professora da tarde; aquelas que vão embora, aguardam com a professora a chegada dos pais e mães brincando na varanda da sala.
Por meio de atividades externas, como subir nas árvores, balançar, correr e pular, as crianças de 4 a 6 anos adquirem o domínio do movimento e do equilíbrio, fundamentais para um bom desenvolvimento cognitivo. Nas atividades internas, como teatro, pintura em aquarela, culinária, modelagem em argila, música e trabalhos manuais, as crianças aprendem a valorizar o trabalho feito pelas próprias mãos, além de reforçar a autoestima, sensibilizar os sentidos e enriquecer a fantasia.
No início da manhã, as crianças do Jardim são recebidas na porta da sala pela professora. Neste momento de chegada, ela tem a oportunidade de se preparar na varanda da sala, trocando os sapatinhos pela pantufa, colocando sua fruta na cesta e se despedindo da família. As cortinas entre abertas proporcionam um despertar tranquilo. As crianças exploram o mobiliário, os tecidos, os brinquedos e logo as casas e cabanas aparecem. As cortinas se abrem no decorrer da manhã e as atividades semanais são oferecidas pelas professoras para as crianças realizarem, como lavar as toalhinhas, pintar aquarela, fazer bolachinha, desenhar e fazer o nosso delicioso pão.
Depois de brincarem bastante dentro da sala, chega a hora da fruta. Agradecemos a mãe Terra e o pai Sol pelos frutos e os saboreamos na nossa varanda ou no nosso parque.
Ao entrar novamente na sala, fazemos a roda rítmica onde oferecemos imagens, canções e poemas para serem vivenciados pelas nossas crianças, através da imitação dos gestos feitos pela professora.
A hora do lanche é muito esperada pelas crianças. Saboreamos os cereais, com gratidão e devoção. Eles são feitos na cozinha dentro da sala, possibilitando que a criança possa ajudar em alguns processos e também sentir o cheirinho da comida sendo preparada.
Chega a hora de brincar no parque. É nesse momento que a criança pode ter contato com a terra, brincando com panelas, caçarolas e peneiras. Pular, correr, subir em árvores, explorar diferentes sensações e superar desafios todos os dias, assim a criança desenvolve com saúde o seu corpinho, para que esteja pronta para fazer a passagem do Jardim para o Fundamental.
Todos os dias, no final do período, a professora proporciona um ambiente aconchegante e de sonho para cantar belas canções, fazer brincadeiras de dedos e contar contos rítmicos ou os tão importantes contos de fadas. Este momento é tão precioso quanto o momento do lanche, pois oferece alimento anímico para as crianças, devendo assim ser feito todos os dias.
Para a despedida, as crianças se arrumam, colocando seus sapatinhos e se preparando para irem embora. Os pais as encontram na varanda onde todos se despedem. As crianças que ficam à tarde são levadas pela professora auxiliar até a varanda do integral e, assim, terminamos o nosso dia!