Uma época de celebração à coragem.

A época de Micael, nas escolas Waldorf, faz parte do calendário e é festejada no dia 29 de setembro.

Micael é considerado um grande defensor da humanidade, que com força objetiva e inteligência cósmica inspira e auxilia cada um que queira aprender a amar com consciência. Ele sempre foi o administrador e inspirador dos mistérios solares. O povo russo sempre o chamou de “semblante de Cristo”.

A Força de Micael é a coragem, ele lida com o ferro da espada, o ferro meteórico que em agosto e setembro cai na Terra em forma de meteoritos, as estrelas cadentes.  A substância ferro em nosso sangue garante nossa força de atuação e coragem. O ferro, presente nas primeiras chuvas de primavera, é absorvido pelas plantas, portanto é muito bom comer as frutas vermelhas desta época, como as amoras!

Na escola são contadas histórias sobre Micael, mostrando força e coragem. No dia 29 de setembro as professoras organizam provas de coragem para cada faixa etária.

Nós, professoras, costumamos observar as pinturas de David Newbatt que ilustrou maravilhosamente as doze qualidades de Micael. Sua imagem não deixa impressionar com as forças negativas que combate e determina onde devem ficar.

Sendo administrador da inteligência cósmica, ele sabe que cada ser, cada energia tem seu lugar e sua tarefa na grande aventura da vida. Só é prejudicial quando atua no lugar e na época errada. Como entidade suprema solar, ele respeita o livre arbítrio do ser humano. Se nos falta coragem para enfrentar um acontecimento, é a Micael que devemos invocar, pois ele só se aproxima se for chamado.

Nos festejos de sua data podemos pedir a ele que nunca nos falte coragem para trilhar o caminho da liberdade e do amor e para acreditar que a humanidade conseguirá realizar sua meta.

Hoje é preciso resgatar essa festa e voltar a chamar ativamente a força de Micael em nosso auxílio!

Professora Marijke

Fonte: “O Caminho do Cristo” de Karin Evelyn de Almeida