Ritual de passagem do jardim para o fundamental.

Nas escolas Waldorf quando a criança finaliza o Jardim e entra no ensino fundamental, existe um ritual para comemorar esta passagem. Os rituais são cerimônias que marcam momentos importantes na vida da pessoa. Na pedagogia Waldorf, a passagem do jardim para o fundamental é considerado como um destes momentos importantes na nossa vida, isso porque a criança está saindo de uma fase de sua vida e começando uma nova, onde um mundo novo será apresentado, o “Mundo dos Adultos”. A cerimônia de passagem do Jardim para o fundamental em si traz elementos que simbolizam esta mudança de fase de vida. A professora, que irá acompanhar as crianças durante 9 anos, deixa preparado um caminho e um portal de flores. Tanto o caminho quanto o portal de flores simbolizam a travessia de uma fase de vida mais próxima da família e da casa, para uma fase de conhecer o mundo. É como se a criança que sempre estivera em casa com a mãe agora esta pronta para sair para conhecer o que existe no mundo. E é por isso que a travessia do portal é feito pela criança sem os pais. É o momento dela começar seu próprio caminho. A professora que esta à espera da criança do outro lado do portal a recebe e é ela que irá começar a apresentar este mundo para a criança. Agora o papel do professor começa a ser o de alguém que traz de uma forma bela, poética, cheio de vida, tudo o que existe no mundo. As crianças mais velhas do fundamental, que já passaram pelo portal e que já estão nesta caminhada, recepcionam os novos integrantes do fundamental como se dissessem “sejam bem vindos a sua nova casa”.

• Crianças usando as mochilas feitas pelos próprios pais.
  • Mãe e filha antes da cerimônia de passagem.
  • Junto com os pais, as crianças aguardam para o início da cerimônia de passagem.
  • A passagem é feita por um caminha no bosque da escola
  • Professora Rebeca, que irá acompanhar o grupo por 9 anos, aguarda seus novos alunos no portal de flores, simbolizando a passagem para uma nova fase de cada criança.
  • Pais e filhos aguardam o início da cerimônia de passagem.
  • Simbolizando uma nova faze da criança, ela se despede dos pais e faz o caminho até o portal sozinha.
  • Professora Rebeca recepciona as crianças com um abranço.
  • A professora acolhe as crianças na passagem do portal.
  • Assim que todos passagem pelo portal, a professoa e as crianças seguem para a nova sala.
  • A sala do 2º ano recebe os novos alunos com um coral regido pela professora Nayara.
  • As crianças dão boas vindas com um abraço coletivo.
  • As crianças sequem para a nova sala pelo caminho de flores.
  • Sorriso estampado nos rotos dos pais.
  1. 1
  2. 2