2019 / Fórum Internacional do Movimento da Pedagogia Waldorf (Círculo de Haia)
(Link do texto original, em alemão)
As tecnologias digitais fazem parte da vida moderna e precisam de um lugar apropriado na educação – tanto no ensino quanto no aprendizado. As crianças desenvolvem suas capacidades de experimentar o mundo em estágios sucessivos de desenvolvimento – tátil, emocional, social e cognitivo. Consequentemente, as respostas às perguntas “Quando?” e “Como?” aprender e utilizar formas digitais de mídia são cruciais para o desenvolvimento de uma infância saudável. Nem o uso ingênuo de tecnologias digitais, nem a rejeição defensiva delas podem levar a aplicações hábeis e apropriadas. O que se faz necessário é uma abordagem holística que mostre o caminho das experiências primordiais concretas do mundo (atividade sensorial, motora e rítmica), através de uma familiaridade com uma variedade de mídias analógicas diversas (livros de figuras, texto impresso, escrita à mão livre, filme, teatro) até à compreensão das tecnologias digitais e suas aplicações como ferramentas de aprendizado.
A pedagogia Waldorf reconhece que essas ferramentas visam aprimorar habilidades humanas específicas, mas entende que, a princípio, essas habilidades humanas levam tempo para se desenvolver, incluindo as habilidades sociais. Quanto mais avançada é uma habilidade, mais alguém pode tirar vantagem por meio de um dispositivo projetado para aprimorá-la. Na medida em que alguém é fluente em operações matemáticas, por exemplo, um dispositivo de cálculo pode ser de imensa ajuda. No entanto, onde a calculadora é introduzida antes que a habilidade matemática necessária tenha se desenvolvido, a calculadora pode, como resultado, atuar como substituta de uma habilidade em vez de apoiá-la.
No caso de dispositivos digitais – computadores, tablets, smartphones e similares – as habilidades que eles pretendem apoiar são as funções cognitivas da experiência humana consciente. Com efeito, eles simulam essas funções. Isso significa que as capacidades humanas são (ou podem ser) aprimoradas e se beneficiarem do uso desses dispositivos. Mas o princípio ainda se aplica: primeiro desenvolver a habilidade e só então usar a ferramenta para aprimorá-la.
Sob esse prisma, a questão fundamental sobre o uso da tecnologia digital na educação deve ser: Como desenvolvemos toda a paleta das experiências humanas para que a tecnologia digital possa melhorá-la, em vez de suplantá-la? Na tentativa de contribuir com o discurso em torno dessa questão, o Fórum Internacional para a Pedagogia Waldorf (Círculo de Haia) elaborou os 10 princípios a seguir:
Rumo a uma “infância saudável na era da tecnologia digital:
- As crianças aprendem melhor em contato direto com pessoas.
- As crianças aprendem diferentemente em diferentes estágios de seu desenvolvimento.
- As crianças precisam se movimentar para aprender. Quanto mais jovem a criança, maior a necessidade de estar ativo e engajado em atividades práticas.
- O desenvolvimento das habilidades motoras amplas precede e aprimora o desenvolvimento das habilidades motoras finas. Também os aprimora.
- As crianças deveriam concluir, de maneira ampla, o desenvolvimento físico de seus órgãos perceptivos ou sensoriais antes de utilizá-los em dispositivos digitais.
- A brincadeira espontânea e iniciada pela própria criança é a atividade mais produtiva da infância, permitindo que as crianças desenvolvam sua imaginação ao explorar e experimentar o mundo ao seu redor.
- À medida que os jovens aprendizes começam a obter acesso às telas e tecnologias digitais, é vital que os adultos garantam a segurança das crianças e jovens no mundo on-line, e que as crianças aprendam a usar essas tecnologias com cuidado e responsabilidade. As capacidades humanas de percepção objetiva, discernimento e pensamento – que constituem a base da liberdade e da responsabilidade – precisam de tempo e espaço para amadurecer.
- As crianças precisam primeiro desenvolver habilidades para a vida como base fundante para a aquisição de habilidades digitais.
- A educação deve ser guiada por valores pedagógicos, e não por interesses econômicos ou políticos.
- Aprender tem mais relação com o desenvolver das capacidades humanas do que com o acumular e reter informações.
Fórum Internacional do Movimento da Pedagogia Waldorf (Círculo de Haia) Sobre EDUCAÇÃO PARA O MUNDO DIGITAL