Nas escolas Waldorf, especialmente no Jardim de Infância, procuramos trazer às crianças tudo aquilo que está acontecendo lá fora na natureza.
O nosso calendário está divido em épocas que refletem algumas etapas que marcam o ciclo de um ano. Assim como o ritmo diário, que rapidamente as crianças assimilam, com estas vivências, aos poucos elas percebem que existe também um ritmo em um ciclo maior, neste caso, um ano.
Assim são trabalhadas as épocas, com temas ligados a natureza (Primavera, Verão, Outono, Inverno) e também as principais festas Cristãs (Páscoa, Pentecostes, São João, Arcanjo Micael, Natal).
Desta forma são trazidos para o ambiente da sala, nas músicas, rodas e histórias estas imagens que vivenciamos fora e dia-a-dia as crianças vão entrando novamente no ritmo da escola preenchidas e alimentadas com esses conteúdos.