Por Pilar Tetilla Manzano Borba (*)

Criança é sinônimo de movimento.

Observe uma criança livre num parque infantil e verá que ela não pára quieta por muito tempo num só brinquedo ou brincadeira. Ela vai do balanço ao gira-gira, do escorregador ao trepa-trepa, do tanque de areia ao tronco da árvore e procurará escalá-la se ninguém a impedir.

Porque é tão difícil para os adultos e principalmente para os educadores infantis compreenderem que movimentar-se é tudo  o  que a criança necessita? Pois exercitar seu corpo nos mais diversos movimentos ajuda-a a se conhecer, a obter coordenação motora, a orientar-se no espaço circundante, a ter noção de limite, a adquirir habilidades, e muito mais. Habilidades motoras que mais tarde se desenvolverão em habilidades cognitivas e sociais.

Parem uma criança muito cedo na infância e com certeza terão crianças que não conseguirão permanecer quietas em sala de aula, recebendo rótulos de indisciplinada, desatenta e com falta de concentração. Dêem atividades de coordenação motora fina antes do tempo e terão crianças com problemas na aprendizagem da escrita e da leitura.

Impediríamos muitas dificuldades de aprendizagem se deixássemos as crianças serem crianças e brincarem livremente por muito mais tempo. Se não precisássemos de tanta movimentação na infância já nasceríamos adultos conscientes e controlados.

“INFÂNCIA SÓ SE TEM UMA. TIRE A INFÂNCIA DA CRIANÇA E ELA A TERÁ PERDIDO PARA SEMPRE” .

(*) Terapeuta Ocupacional

Pedagoga Waldorf

Pós-graduada em Antroposofia na Saúde pela UNISO

Professora no curso de fundamentação em pedagogia Waldorf

Orienta berçários, creches, maternais e jardins de infância

pilarborba@gmail.com