A Época do Advento são as 4 semanas que antecedem o dia de Natal , em 2010 inicia-se no domingo dia 28 de novembro, no Advento começamos a nos preparar para o Natal, assim como se expressa a composição da palavra Advento: “aquele que vem”.
Nesta época nos ocupamos com muitos preparativos, limpamos e arrumamos a casa, colocamos enfeites, compramos presentes e os embrulhamos festivamente e há também a confecção de bolos e biscoitos típicos da época. Afinal são tantas coisas que não podemos deixar de fazer para nos preparar para o Natal que é comum se instalar e nós e em nossas casas uma disposição de ânimo de correria e um certo desassossego, essa sensação de falta de tempo e correria nos causa um mal estar que acaba por nos esgotar antes do término das festas de fim de ano.
Porque será que sentimos com tanta força dentro de nós a importância desses preparativos?
O que fazemos exteriormente agora no Advento certamente tem seu significado, mas é apenas uma imagem daquilo que poderíamos fazer em nosso íntimo para nos preparar interiormente também.
A sensação de agora ser tempo para arrumar e embelezar a casa é, na verdade, uma transformação daquela outra sensação que nos diz: é hora de arrumar a minha consciência, preciso cultivar os pensamentos adequados. Essa preparação interior é o mais primordial e também o mais essencial, apesar da atividade exterior da época de Advento sempre dificultar a obtenção da calma necessária para refletir e ordenar o nosso íntimo
Esse sentimento vive em nós, e todo ano nesta época desperta com toda a força, mas às vezes levados pela correria fazemos somente os preparativos externos.
E o presentear? Presentear objetos exteriores certamente pode proporcionar grande alegria, mas quando alguém está disponível para o outro, se dedica ao bem-estar de outros, este é o presentear interior.
Fonte: Preparativos de Natal (James H. Hindes); Febre de Natal (Friedrich Rittelmeyer)