Porque o ovo é um dos símbolos da Páscoa? O ovo é um símbolo de vida nova, uma vida interior que surge em sua plenitude quando a casca externa dura é rompida. E o coelho? O coelho representa um animal puro, que não agride, por isso ele é digno de carregar e trazer os ovos da Páscoa.

 

Esta época é propícia para contar contos de fadas com motivos de transformação com a morte sendo superada, tais como os contos dos Irmãos Grimm: O Galo da Páscoa, O Rei Sapo, Rapunzel, Os Dois Irmãos, O Lobo e o Sete Cabritinhos, Chapeuzinho Vermelho .

Árvore de Páscoa

Podemos montar também uma árvore de Páscoa com as crianças: a árvore é feita usando um galho seco de árvore aparentemente morto que será decorado no decorrer da época até o domingo de Páscoa.

Primeiramente a árvore receberá lagartas, elas podem ser confeccionadas com gravetinhos enrolados com fios de lã, ou pedacinhos de feltro enfileirados com linha, ou ainda bolinhas, de papel crepom, coladas umas nas outras.

Depois de alguns dias, as lagartas aos poucos vão sendo substituídas por casulos, não todas no mesmo dia.  Para fazer os casulos as próprias lagartas que estão na árvore podem ser envolvidas com retalhinhos de pano, algodão ou lã de carneiro, tudo com a participação das crianças.

No domingo de Páscoa os casulos são substituídos por borboletas, de pano, feltro ou papel. Convém lembrar que nem todas as lagartas se transformam ao mesmo tempo, e que algumas nem chegam a se transformar, portanto podemos deixar lagartas e casulos na árvore numa proporção bem menor do que as borboletas.

Os ovos soprados (o esquema para fazê-los está no informativo do mês passado) podem ser decorados com as crianças durante a semana santa, podem ser pintados com giz de cera, tinta, colagens, ou com o que a sua criatividade sugerir, depois passe um fio de linha ou barbante, preso a um pedacinho de palito, pelos furos, o palito ficará preso dentro do ovo e estarão prontos para serem pendurados na árvore no domingo de Páscoa.

Esta árvore pode ficar montada até a época de Pentecostes que no nosso calendário inicia em maio.

Fonte:  www.festascristas.com.br